CURSO DE VOO LIVRE
História do curso
Miguel Tavares tornou-se instrutor de voo livre na década de 80. Apaixonou-se pelo esporte e tornou-se um grande instrutor formando mais de 1200 alunos e muitos deles campeões.
“Alo, Pedrão, sou eu Miguel Tavares. Você quer aprender a voar? Ótimo então me encontra amanha em frente ao BarraShopping e iremos juntos para o local do curso”. Assim, Pedro Mattos aprendeu a voar e trouxe seu irmão Claudio e mais muitos amigos da Barra da Tijuca.
Hoje Pedrão se tornou grande amigo e não hesita em afirmar que Miguel é o melhor instrutor do país. “Ele é muito competente, muito dedicado. Afinal é a escola que faz campeões”.
Miguel reconhece que para se tornar um instrutor desse nível, tem que agradecer e reconhecer que aprendeu e teve como exemplos vários pilotos e amigos, como Dado Cartolano, Beto Dourado, Curumim, Pepe, Arnaldo Borges, Paulo Linhares, Haakon Lorentzen, Carlos e Luiz Niemeyer. Todos eles vinham da navegação a vela e do surf, esportes que também precisam estar muito integrado com a natureza.
Assim como os velejadores têm que respeitar o mar, para não se perder, o voador tem que respeitar a natureza (condições meteorológicas) para não correr riscos.


Miguel Tavares
“Durante esse curso, uma transformação muito grande vai acontecer na cabeça de cada um, pois as dúvidas e os medos serão substituídos por conhecimento e confiança. Aos poucos descobre-se que pode se tornar um ser diferente da maioria e que se tem o dom de voar”.

Miguel Tavares e seu aluno Robson Caetano - Primeiro voo da Pedra Bonita

Curso atual
O curso de voo livre hoje é feito na Pedra Bonita, onde o aluno fará 20 voos duplos de instrução na companhia do instrutor Miguel Tavares. Durante os voos será passada toda a base de controle dos comandos da asa.
Além desses 20 voos com o instrutor, o aluno terá várias aulas de adaptação ao equipamento (asa delta) no gramado de São Conrado. Onde o aluno aprenderá a montar e desmontar a asa, sentir o peso e o equilíbrio do equipamento, para depois começar a treinar a decolagem e o pouso. Partindo dai para os voos duplos. E no final, antes do voo solo, o aluno poderá decolar de um morro intermediário, antes da Pedra Bonita.
Os conceitos teóricos são passados através de um manual escrito pelo instrutor que é dado ao aluno no início e também de longas conversas durante todo curso.
Esse método é uma evolução pois o aluno aprende a voar sem correr riscos pois está sempre acompanhado do instrutor.
Se você estiver interessado em voar é só entrar em contato com o instrutor Miguel Tavares
Teoria também é importante
Este manual foi preparado pelo instrutor Miguel Tavares, visando a segurança do esporte
Apresenta noções elementares sobre o voo livre, assim como conhecimentos básicos sobre a teoria do voo, meteorologia, navegação, regulamentação e equipamentos que devem ser do completo domínio do piloto de voo livre.

Treinando com o instrutor

Primeiro voo solo

Evoluindo no esporte
"Me formei piloto de voo livre com Miguel em 2020. Além de aulas teóricas, nós fizemos quase 20 voos duplos de instrução em São Conrado onde Miguel foi me passando cada vez mais o comando da asa durante o voo. Alto nível técnico. Quando voei sozinho pela primeira vez, eu sabia bem o que eu tinha que fazer. Fiz um primeiro voo seguro, só aumentando a alegria. Após me formar piloto, Miguel seguiu me acompanhando em todos os meus 25 voos solos seguintes. Um privilégio! Miguel Tavares é doutor em sua profissão".
Rodrigo Carnaúba
Aluno (2020)
